Métodos

Com base na literatura atual, concluímos que há pouca comparação internacional disponível para a educação médica de pós-graduação, embora existam várias razões pelas quais isto é relevante. O objetivo desta contribuição para o tema Treinamento de Pós-Graduação é, portanto, dar uma visão mais detalhada dos diferentes caminhos para a licença de especialidade para estudantes de pós-graduação em medicina em uma amostra de seis países diferentes. Utilizámos a definição da Federação Mundial de Educação Médica (WFME) para a educação médica de pós-graduação, que diz “a fase em que os médicos desenvolvem competências sob supervisão para a prática independente após a conclusão da sua qualificação médica básica, e pode incluir a educação pré-registo ( conduzindo ao direito à prática independente), educação vocacional/profissional sistemática, educação especializada e subespecializada ou outros programas de educação formalizados para funções especializadas definidas”. Para efeitos de comparação, esta terminologia foi aplicada a todos os seis países, embora percebamos que na Austrália os termos “pré-registo” para o ensino médico primário e “pós-registo” para formação de médicos juniores e especialistas são mais comuns.

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Seis países foram identificados para comparação da sua estrutura de ensino médico de pós-graduação. Estes incluem os Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Austrália, Países Baixos e Alemanha. Os primeiros 5 países estão na vanguarda do desenvolvimento da educação médica e foram escolhidos por sua conhecida contribuição para a literatura internacional de educação médica.